segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Palavras Africanas usadas em nosso vocabulário :

A
abará: bolinho de feijão.
acará: peixe de esqueleto ósseo.
acarajé: bolinho de feijão frito (feijão fradinho).
agogô: instrumento musical constituído por uma dupla campânula de ferro, produzindo dois sons.
angu: massa de farinha de trigo ou de mandioca ou arroz.

B
banzar: meditar, matutar.
banzo: nostalgia mortal dos negros da África..
batuque: dança com sapateados e palmas.
banguela: desdentado.
berimbau: instrumento de percussão com o qual se acompanha a capoeira.
búzio: concha.

C
cachaça: aguardente.
cachimbo: aparelho para fumar.
cafundó: lugar afastado, de acesso difícil.
cafuné: carinho.
calombo: quisto, doença.
camundongo: rato.
Candomblé: religião dos negros iorubás.
candonga: intriga, mexerico.
canjica: papa de milho verde ralado.
carimbo: instrumento de borracha.
caxambu: grande tambor usado na dança harmônica.
caxumba: doença da glândula falias.
chuchu: fruto comestível.
cubata: choça de pretos; senzala.

D
dendê: fruto do dendezeiro.
dengo: manha, birra.

E
Exu: deus africano de potências contrárias ao homem.

F
fubá: farinha de milho.

G
guandu: o mesmo que andu (fruto do anduzeiro), ou arbusto de flores amarelas, tipo de feijão comestível.

I
inhame: planta medicinal e alimentícia com raiz parecida com o cará.
Iemanjá: deusa africana, a mãe d’ água dos iorubanos.


J
 jiló: fruto verde de gosto amargo.
jongo: o mesmo que samba.

L
libambo: bêbado (pessoas que se alteram por causa da bebida).
lundu: primitivamente dança africana.

M
macumba: religião afro-brasileira.
maracatu: cortejo carnavalesco que segue uma mulher que num bastão leva uma bonequinha enfeitada, a calunga.
marimbondo: o mesmo que vespa.
maxixe: fruto verde.
miçanga: conchas de vidro, variadas e miúdas.
mandinga: feitiçaria, bruxaria.
moleque: negrinho, menino de pouca idade.
muamba: contrabando.

O
Ogum: Deus das lutas e das guerras.
Orixá: divindade secundário do culto jejênago, medianeira que transmite súplicas dos devotos suprema divindade desse culto, ídolo africano.

P
puita: corpo pesado usado nas embarcações de pesca em vez fateixa.

Q
quenga: vasilha feita da metade do coco.
quiabo: fruto de forma piramidal, verde e peludo.
quilombo: valhacouto de escravos fugidos.
quitute: comida fina, iguaria delicada.
quizília: antipatia ou aborrecimento.

S
samba: dança cantada de origem africana de compasso binário ( da língua de Luanda, semba = umbigada).
senzala: alojamento dos escravos.

T
tanga: pano que cobre desde o ventre até as coxas.
tutu: iguaria de carne de porco salgada, toicinho, feijão e farinha de mandioca.

U
urucungo: instrumento musical.

V
vatapá: comida.

X
xendengue: magro, franzino.

Z
zambi ou zambeta: cambaio, torto das pernas.
zumbi: fantasmas.

13 comentários:

Unknown disse...

Ok 👌 bitch

Unknown disse...

q

UnicornYoutube28 disse...

ótimas palavras me ajudou bastante com as minhas pesquisas para os meus para casas da escola ... por tanto é um ótimo lugar para pesquisar recomendo a todos ... pois além de nos ajudar com os deveres escolares,etc,nos ajuda também a conhecer mais a nossa cultura

Ana clara disse...

Me ajudou muito

luzmarina disse...

Excelente o conhecimento nos torna melhores

Unknown disse...

Queria um resumo sobre as palavras africanas babá,azoeira

Unknown disse...

liguagem um pouco complicada mais é facil de entender

Unknown disse...

oi td bem kkkkk meu nome e ......

12 disse...

me ajudou a fazer a pesquisa

Unknown disse...

V
vatapá: comida.

X
xendengue: magro, franzino.

Z
zambi ou zambeta: cambaio, torto das pernas.
zumbi: fantasmas.
Millena às 13:01
Compartilhar

9 comentários:

caio padrao26 de setembro de 2016 18:53
Ok 👌 bitch

Responder

Lucas Ferraro21 de novembro de 2016 11:19
q

Responder

UnicornYoutube2818 de agosto de 2017 06:28
ótimas palavras me ajudou bastante com as minhas pesquisas para os meus para casas da escola ... por tanto é um ótimo lugar para pesquisar recomendo a todos ... pois além de nos ajudar com os deveres escolares,etc,nos ajuda também a conhecer mais a nossa cultura

Responder

Ana clara28 de outubro de 2017 13:21
Me ajudou muito

Responder

luzmarina5 de novembro de 2017 08:18
Excelente o conhecimento nos torna melhores

Responder

Unknown11 de setembro de 2018 09:50
Queria um resumo sobre as palavras africanas babá,azoeira


Responder

Unknown21 de setembro de 2018 15:41
liguagem um pouco complicada mais é facil de entender

Responder

Unknown22 de outubro de 2018 15:07
oi td bem kkkkk meu nome e ......

Responder

1222 de outubro de 2018 15:28
me ajudou a fazer a pesquisa

Responder


Página inicial
Visualizar versão para a web
Tecnologia do Blogger.

Unknown disse...

Legal , me ajudou bastante na minha pesquisa q eu tinha q fazer :)

Unknown disse...

Me ajudou bastante!!!

Yorranna Oliveira disse...

Gostaria de saber quais as fontes utilizadas para o verbete.

Postar um comentário